Eublepharis Macularius | Gecko Leopardo

Leopard Gecko
 

Introdução

Os Geckos Leopardo (Eublepharis Macularius) têm sido criados em cativeiro há mais de 30 anos e hoje é um dos lagartos mais comuns no mundo da herpetocultura (manutenção e criação de répteis). Estes animais podem apresentar diferentes cores, padrões e tamanhos, o que os torna muito interessantes e apelativos. É um animal de manutenção relativamente fácil e acessível que pode viver de até mais de 20 anos.

Os Geckos Leopardo são répteis nativos dos desertos rochosos do norte da India e do Paquistão, atingem tamanhos médios de 20/25cm, e pesos até aos 100g podendo em alguns casos ultrapassar este peso, sendo que os machos são ligeiramente maiores que as femêas. Têm habitos nocturnos, alimentam-se de insectos que caçam com grande destreza.

 

Temperamento

Antes de mais nunca esquecer que estamos a falar de répteis e não de um cão ou um gato! Os Geckos Leopardo são animais com um temperamento fácil e reagem bem ao manuseio, tolerando-o bastante bem, mas reforço a ideia, tolerando-o

Ao manusear o seu gecko deve fazê-lo num local plano e não muito alto, deve ser o mais gentil possível e fornecer-lhe sempre uma boa forma de apoio para este se sentir seguro quando está a ser manuseado (ex.: chão, mesa...). Falando de animais é impossível ter 100% controlo sobre tudo o que com eles se relaciona, deve estar sempre atento pois o gecko pode saltar da mão. Em algumas situações é preferível deixar o animal cair do que agarrá-lo pela cauda pois esta pode soltar-se facilmente. Se a cauda cair volta a crescer mas com um aspecto diferente (regenerado).

Terrário

Um habitat do tipo desértico é o mais indicado para manter os Geckos Leopardo em cativeiro. Se optar por ter mais do que um animal deve providenciar dois espaços separados, uma vez que os machos tendem a lutar por questões territoriais. A composição do terrário deve fornecer um ambiente o mais confortável e parecido com o natural possível. 

Os geckos leopardo são animais nativos do clima desértico do norte da Índia e Paquistão. Se está à espera de ver um terrário com muita areia e um gecko leopardo, esqueça, pois de onde estes animais vêm não há areia, mas sim rochas, rochedos, pedras e calhaus! Como tal, deve arranjar um terrário com um mínimo de 70cm de comprimento por 45cm de largura por 45cm de altura para ter dois ou três exemplares, contudo pode-se ter um exemplar num espaço inferior (50*40*40). Deve ser bem arejado, construído em vidro ou madeira própria.

O fundo não deve ser coberto de areia, pois esta pode ser ingerida e provocar inpactaçao intestinal, podendo levar o animal à morte, preferencialmente deve ser utilizado qualquer material que não possa ser ingerido (ex.: papel de cozinha). Uma vez que o Gecko Leopardo não possui ventosas nas patas como a maioria das espécies Gecko, deve instalar no terrário alguns elementos decorativos como ramos que permitam ao animal trepar. Assegure que os ramos que coloca têm capacidade para suportar o peso do animal. Terá de acrescentar também alguns esconderijos como rochas e pequenas plantas.

Também é essencial ter 3 taças/comedouros, um com comida viva, outro com água e outro com cálcio. NUNCA COLOQUE AREIA OU OUTRO MATERIAL SOLTO COMO SUBSTRATO!

Aquecimento / Iluminação

Sendo animais de sangue frio necessitam de aquecimento para se termoregularem e poderem digerir os alimentos, tanto faz ser lâmpada de cerâmica, cabo ou tapete de aquecimento, sempre ligado a termóstato para controlar a temperatura e ir verificando através de um termómetro (30 a 32º na parte quente que deverá ser 1/3 do terrario).

Os Geckos Leopardo são animais de hábitos maioritariamente nocturnos e por isso não será necessário o uso de lâmpadas de iluminação especial. Mantenha o terrário numa divisão da sua casa onde exista uma janela para que o animal possa ter noção do ciclo dia/noite (que neste caso será igual ao seu). Evite que o terrário receba luz directa afastando-o da janela. 

Alimentação

A alimentação dos Geckos Leopardo seve ser o mais variada e rica possível em nutrientes e proteínas. Esta constituiu-se por tenébrio e grilos, mas devem ser dadas também baratas argentinas, larvas de buffalo, gafanhotos e a geckos adultos também podem ser dados pinkis (ratos bebés), mas não mais que uma vez por mês e sempre com a sua vigia. Estes devem ser previamente polvilhados com vitaminas e suplemento de cálcio. 

 

 

Eublepharis Macularius
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Gekkonidae
Subfamília: Eublepharinae
Género: Eublepharis
Espécie: E. macularius